terça-feira, 26 de novembro de 2013

Planejando meu casamento, como começar?

Oi meninas e meninos, esse post é o primeiro dos posts 'didáticos' que preparei pra vocês, então muita atenção e qualquer dúvida, é só me escrever ;)
Chegou o tão sonhado momento do casamento! Mas é exatamente agora que você não sabe nem por onde começar a planejar?!?! Calma! Não arranque seus cabelos ainda. Se você não faz nem ideia de por onde começar… Normal!!!
Você conversou com o seu noivo, com a sua família e enfim estão realmente decididos a organizar a cerimônia e/ou festa do casamento de vocês. É bem difícil, na prática, saber por onde começar…
Aqui nós vamos te dar todas as dicas que pudermos! Vamos facilitar tudo em 3 passos fáceis:

1. Que cara vai ter seu casamento?

Aqui as opções são infinitas… mas quase sempre o casal já imaginou algo relacionado ao formato… onde fazer, como fazer, se tem ou não cerimônia, se é festa de arromba ou algo mais íntimo… 

2. Quanto vocês podem gastar?


 Este quesito é essencial que seja analisado e revisado um zilhão de vezes à exaustão até que os noivos cheguem a um comum acordo e mergulhem na organização dos detalhes. Considerem que vocês não terão gastos apenas com a cerimônia e festa, mas tem também a lua de mel e moradia.
Veja quanto vocês terão para investir de hoje até a data do casamento. Lembrem-se também de conversar e deixar bem claro sobre quem dá quanto e quando. Por fim, vale considerar se vocês terão algum tipo de apoio financeiro vindo dos pais, familiares, amigos, etc. Com toda essa reflexão vocês devem chegar a um valor total a ser gasto. Com esse valor em mente vamos às…
Cotações: busquem orçamentos dos itens mais altos (foto, vídeo, local e buffet). Esses primeiros orçamentos podem ser sua referência inicial. Se baterem com o que vocês podem pagar de hoje até o casamento, sensacional! Se não, vocês devem ir adequando o valor total do orçamento de vocês dentro do que vocês podem pagar nesse período.
É agora que começa a luta de uma noiva sem grana. Geralmente ao fazer cotações, os noivos caem pra trás e muitas vezes até desistem de realizar o grande sonho do casamento com cerimônia e festa. Isso acontece por sempre buscarmos orçamento nos fornecedores que tradicionalmente encontramos por aí. Aqui no CFM tem um Guia de Fornecedores que pode te ajudar a descobrir um fornecedor fantástico! Lembre-se de encaixar o total do seu orçamento nos serviços e não encaixar os prestadores de serviço no seu orçamento (ah… é só R$ 1 mil a mais… e de mil em mil o orçamento vai estourando hehehehe).

3. Colocando a mão (de todo mundo) na massa!

Agora que vocês já sabem qual casamento é a cara de vocês, agora que vocês já sabem quanto podem gastar nessa empreitada… vocês já tem uma ideia do que poderá ser contratado (e pago) e o que vocês vão ter que viabilizar de alguma outra forma. Formas alternativas de viabilizar o que falta:
  • familiares ou amigos que prestem o serviço (ex.: tudo rs… foto, comida, doces…)
  • faça você (ex.: comida, doces, bolo, convites, lembrancinhas etc)
  • incluir o item na lista de presentes (ex.: lua de mel)
  • arrecadar (por meio de vaquinhas, rifas, pedágios, bingo…)
Aqui o importante é usar a criatividade, a amizade, os dons naturais de cada um e distribuir as tarefas e responsabilidades! Por mais sem grana que você seja, este quesito é fundamental em qualquer casamento: o amor. Não apenas do casal, mas de todos que estão ao nosso redor. Quanto mais gente ajudar, se responsabilizando por uma coisa e outra, a fim de tirar o peso das tarefas das costas dos noivos, mais gostoso fica. Todos se envolvem e se sentem parte deste momento tão importante. Para sempre todos vão lembrar que deixaram uma marca e o casório não só fica a cara dos noivos, mas rodeado de amor por todos aqueles que contribuíram com algo para que tudo desse certo!
Vambora?!?! 
Que comece a operação organização do casamento em 3, 2, 1, já!

2 comentários:

  1. Muito boa essas dicas,realmente no começo não sabemos sequer por onde começar,mas depois que engata também são mil e uma ideias..bjos

    http://omeudiaestachegando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post Cynthia ! Quando a gente fica noiva desespera mesmo sem saber por onde começar... Acho que a parte mais difícil é definir o orçamento... todo valor que coloco é pouco... mas se Deus quiser vai dar tudo certo ! Ah, seu casamento foi lindo! que Deus abençoe a união de vocês !

    Beijos !

    Vivendo meu Sonho

    Página no Facebook

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!
Eu agradeço e sempre respondo ;)

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...