terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Lenda dos tsurus


O post de hoje é "longuinho" mas vale a pena ler...Olha só que bacana, uma idéia barata, bonita e pra lá de original... sem falar que, reza a lenda que o Tsuru significa boa sorte, felicidade e saúde.
Atualmente, nos casamentos e em outras comemorações festivas, a figura do Tsuru está presente nos enfeites ou nas embalagens de presentes. Tsuru no Japão, é essa cegonha de origami (dobradura). Ela tem um significado muito especial, quem a recebe de presente, recebe junto com ela um desejo profundo de "mil felicidades, vida longa e gratidão".






A Lenda do Tsuru

"certo dia, num tempo muito antigo, um pescador andando pela floresta, encontrou uma cegonha agonizando, quase à morte. Ele recolheu-a, tratou dela e salvou-lhe a vida. Em seguida soltou-a de novo para que fosse livre e seguisse seu caminho.


Depois de um tempo deste acontecimento, apareceu uma linda moça para falar com o pescador e ofereceu-lhe um presente muito belo: um tecido feito com pena de cegonha, tecido muito puro e raro. A própria moça disse tê-lo feito, fio a fio, para entregar ao pescador. Mas, assim que entregou-lhe o presente, a moça disse: 

-Não poderei dar-lhe outro igual. 
(e não explicou o porquê).

O pescador ganancioso, vendeu esse tecido por um preço bem alto, e de novo pediu à moça que fizesse outro tecido para ele. Ela, meio assustada e preocupada, não recusou-se, mas voltou a dizer-lhe amavelmente:

-Esse é o último, realmente não poderei fazer-lhe outro tecido.





O pescador recebeu o segundo tecido e notou que a moça estava muito abatida. Mas procedeu da mesma forma: o vendeu e pediu mais outro à moça, que resignadamente, atendeu-o, já bem abatida, enfatizando que não mais poderia fazer o tecido.

O pescador ficou desconfiado daquela moça, seu semblante cansado, seu trabalho era feito a noite...então resolveu segui-la. Espiou pela fresta da janela, e viu uma cegonha tirando suas últimas penas para tecer o tecido. Era a cegonha que ele havia salvo a vida um dia, e estava morrendo novamente. Quando o pescador aproximou-se a cegonha virou rapidamente a moça, mas já sem forças ela não conseguiu permanecer na forma humana, olhou docemente e cheia de gratidão para o pescador e caiu no chão, uma cegonha totalmente sem penas, ofertando o tecido feito de seu próprio corpo. Ela oferecera sua vida para agradecer aquele que um dia a salvara.








Porém, certo de que esse verdadeiro espírito de gratidão nunca poderia morrer, e também como forma de ser perdoado, o pescador passou a fazer a cegonha (tsuru) em origami e ofertar em todo Japão, desejando que as pessoas compreendessem e praticassem essa gratidão em suas vidas e, assim, tivessem vida longa e mil felicidades.

Pratique o seu significado no seu dia-a-dia e transmita-o às outras pessoas
!"






28 comentários:

  1. Dão um charme na decorãção e não sabia que tinham um significado tão bonito, bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dão mesmo Dri, eu acho lindo, e o significado então... <3

      Excluir
  2. Oi. Estou seguindo seu cantinho =)
    Eu amo tsuru na decoração, e inclusive iria fazer no meu. Mas com o tempo desisti, pois ia dar muito trabalho fazer e o tempo é curto.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, que bom receber sua visita!
      Realmente devem ser mega trabalhosos, tbm não encaro não, rs!

      Excluir
  3. Oi linda!

    Você poderia me mandar um e-mail?
    é bruna.paolinox@yahoo.com.br (É meu e-mail da empresa,mas pode mandar mesmo assim)

    Preciso falar com você!

    Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, fiquei curiosa agora...rs, já enviei o email, aguardo seu retorno!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. O significado é lindo né, eu adoro tsurus (sou de família japonesa) e com certeza terei no meu casamento!!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Amei a postagem, pois eu não sabia sobre essa lenda dos tsurus!

    Que alias eu acho fofo demais, o casamento fica lindo com eles, tanto pro dia quanto pra noite!


    Bjs

    ~ Blog: Vida de Noiva
    ~ Produtos de Casamento/Noivado/Chás: Veja Aqui
    ~ SORTEIO de um Buquê: Clique Aqui e Participe!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Vim retribuir a visita!
    Volte qdo quiser!

    Adorei seu blog! Não conhecia essa lenda, acho lindo!

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lalah querida, que bom ver vc por aqui, tbm adorei seu blog ;)

      Excluir
  8. Que legal o post Cinti, adorei a ideia... e a decoração fica linda com os tsurus ♥

    Um beijo e uma ótima quarta-feira pra vc :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu Kau, ótimo dia pra vc tbm querida!!!

      Excluir
  9. Que coisa mais linda!! E cada inspiração maravilhosa!! Amei!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. sem contar no efeito que dá pras fotos =)

    ResponderExcluir
  11. As cortinas ficam realmente maravilhosas né?
    Um efeito belíssimo nas fotos...
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  12. Acho os Tsurus lindos mas não tenho habilidades manuais em dobradura para me arriscar a fazer e já vi que para comprar é meio carinho.

    Mas fica lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii Pri, somos duas...kkkk, sou totalmente desprovida dessas habilidades :/

      Excluir
  13. Muito legal!!! Sempre uso Tsurus pra decorar. Acho lindo, e este ano vou usar para decorar a festa de formatura de minha filha, estou dobrando, dobrando...
    Amei seu blog, dá uma olhadinha no meu, beijos! http://www.bpxdesign.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eiii Cintia, tudo bem?
    Cheguei ao seu "blog" nem me pergunte como...
    Sou decoradora e fui pesquisar sobre os "tsurus" e não é que te achei!
    Parabéns... lindas postagens!
    Abraços!
    Maria / http://www.facebook.com/Resplandecerdecoracoes

    ResponderExcluir
  15. Eu ja conhecia a lenda...mas tinha me esquecido. ...vou começar agora a fazer.. obrigada

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, e faça uma blogueira feliz!
Eu agradeço e sempre respondo ;)

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...